segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cassiano e Casimiro Campeões Nacionais!!!

O passado fim de semana foi preenchido por uma onda de bons resultados para o Judo Algarvio!
No Sábado, as atletas ainda juniores Ana Abreu, Marta Cachola e Rita Maurício, estiveram em grande plano no Torneio Nacional da FPJ, enquanto no Domingo foi a vez dos Sub-17 Gonçalo Mansinho, João Cassiano, João Fidalgo, Mariana Casimiro e Tiago Guerreiro mostrarem a sua "raça" no Campeonato Nacional de Esperanças.

Ana Abreu (-63Kg) realizou uma prova de grande nível, revelando bons indicadores para o Campeonato Nacional de Juniores, a realizar brevemente. Muito combativa, foi conseguindo ultrapassar adversária a adversária, conquistando a Medalha de Ouro!

Rita Maurício (-63Kg) esteve também em bom plano. Uma atleta muito forte a nível técnico-táctico, que nos tem vindo a habituar a combates bem geridos a este nível, demonstrou mais uma vez que é uma séria candidata às medalhas do seu escalão, ao chegar também à final, único combate de onde saiu derrotada! Desta forma conquistou a Medalha de Prata!

Marta Cachola (-57Kg) é já uma certeza de Judo nacional, e mais uma vez mostrou isso! Embora não esteja no seu melhor Estado de Forma, defrontou adversárias mais experientes, e teve aqui um teste bastante dificil para resolver. Conquistou a Medalha de Bronze da sua categoria, e deixou-nos curiosos para os próximos Palcos competitivos.

Depois de uma tarde de Sábado bastante positiva, o Domingo esperava-se grandioso!

João Cassiano (-55Kg) e Mariana Casimiro (-52Kg) estiveram imbatíveis. Uns combates mais disputados que outros, levaram estes dois atletas às finais de suas categorias onde derrotaram os seus adversários conquistando mais uma vez o título nacional de Esperanças.

Tiago Guerreiro (-55Kg) competiu pela primeira vez neste escalão. Embora tenha conquistado a medalha de prata no Escalão de Juvenis o ano passado, este atleta surpreendeu muitos dos competidores que o encontraram pelo caminho. Mas, a sua chegada à final da sua categoria e a conquista da Medalha de Prata não é uma surpresa para os que lidam com ele diariamente, no clube.

João Fidalgo (-73Kg) encontrava-se com uma tarefa bastante complicada, sendo o atleta menos experiente em termos competitivos e de treino. João tem vindo a evoluir muito nestes últimos tempos e apresentou um desempenho bastante positivo ao longo de toda a competição, embora uma pequena distracção no final do último combate lhe tenha retirado a Medalha que todos nós, também, ambicionávamos. De qualquer forma, o seu honroso 5º Lugar é um bom indicador que está no bom caminho.


Este conjunto de resultados tão bons, são fruto do trabalho dos atletas e de todo o grupo de pessoas que está envolvido na sua formação! O Judo Clube do Algarve deixa, desde já, os sinceros Parabéns a todos pelos resultados conquistados. Finalmente, não nos cansamos de agradecer a todos os que, de facto, contribuem para este sucesso!

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos,

Uma palavra de apreço pelo bom trabalho que a equipa do JCA, tem tido, o que demonstra que existe organização e trabalho válido.

Os resultados não deixam margem para grandes dúvidas, os sucessivos bons resultados obtidos são prova disso mesmo.

Gostaria no entanto de deixar uma questão no ar, e diz respeito á prova de masculinos Esperanças em - 55 kg.
Essa minha questão deve-se ao facto de não ter entendidoo porque da repetição do sorteio, quando os proprios atletas do jca, já terem inclusivé em seu poder as folhas de provas, andando a perguntar aos seus directos opositores os seus nomes, demonstrando óbviamente a natural curiosidade, em saber com quem iam calhar em prova.

em segundo lugar ( e não tirando óbviamente méritos aos 2 primeiros classificados), como é que em 27 atletas inscritos nesta categoria, nenhum deles tenha encontrado (a não ser no final), atletas como os que vou referir, e que eram tidos por muitos como candidatos ao pódium:

GIMENEZ- SAD

JOÃO MENDES - SCP

PEDRO FERNANDES - CCD PRAGAL

PEDRO SOARES- JC.S. JORGE

GOSTAVA DE FACTO DE SABER SE FOI MERA "SORTE" O SORTEIO TER SIDO DITADO DESSE MODO.
NO ENTANTO,FICAREMOS PARA SEMPRE TODOS NA DÚVIDA QUE SE POR ACASO OS VENCEDORES SE CRUZASSEM COM ALGUNS DESTES ATLETAS, OS RESULTADOS TERIAM SIDO OS QUE FORAM.

NUNCA O SABEREMOS...... E QUEM ANDA NISTO DO JUDO TAMBÉM SABE DO QUE FALO...INFELIZMENTE NEM SEMPRE SÃO OS MELHORES QUE VINGAM.....OU NO MÍNIMO VÊM A SUA PERFORMANCE OPTIMIZADA POR "MUITOS" OUTROS FACTORES..........É PENA.........

Anónimo disse...

Caro amigo,
não compreendo o que é que está tentar insinuar, uma vez que o sorteio, a organização da prova e a sua realização não esteve relacionada em nenhum dos pontos com o JCA! O JCA é um clube de Faro. O Torneio realizou-se em Portimão, cujo clube e Câmara tiveram responsabilidade de auxiliar nesses parâmetros.
Para além disso, é um Campeonato Nacional. A Organização e gestão de recursos é incubida à FPJ. Se tem alguma reclamação a fazer, acho muito bem que o faça...mas fê-lo no sítio errado!
Eu sou atleta do JCA. O meu nome é Tiago Lopes. E muitos dos meus sorteios já foram re sorteados. Umas vezes tive sorte, outras azar. Mas não foi essa a razão que me agarrei para justificar o meu fracasso ou sucesso!
Por outro lado, como o sr muito bem diz, estavam 27 atletas inscritos. se os atletas que referiu fossem realmente os unicos candidatos ao podium, diga-me o sr. qual a razão de nenhum deles ter chegado à meia final?porque se assim fosse, pelo menos um teria chegado! Eu assisti à prova dessa categoria de peso, na sua totalidade. Porque ajudei na organização do Campeonato nos marcadores, nesse tapete. E esses atletas foram eliminados ou em combates entre eles ou em combates com outros atletas.

Peço desculpa se ofendo, mas acho uma falta de gosto justificar os resultados com o sorteio!Nos CN o sorteio é realizado através de computador. Não é realizado à mão como em certos Torneios "OPEN".
Por outro lado, meu amigo, se realmente os atletas são os melhores, as entidades dos clubes só têm que os apoiar para os ajudar a vingar na modalidade e terem oportunidade de mostrarem que são os melhores.

Eu sinto-me ofendido com o que referiu como atleta. Já não falo ser membro do JCA e colega dos atletas que referiu. Mas, como atleta. Porque dá a entender que o nosso valor é apenas ditado por uma mera sorte. Eu não penso assim. Quando as coisas correram mal, o que faço é pensar a razão de não terem corrido melhor, e não atirar as culpas para um sorteio do qual não tenho controlo!

A minha opinião, é opinião de muitos dos atletas portugueses que se desiludem cada vez mais com aspectos como este! Às vezes dá a sensação que as pessoas, em vez de procurarem o desenvolvimento da modalidade, se limitam à procura incansável do que criticar para destruir (em vez de construir).

De qualquer forma, agradeço as suas palavras de apreço ao JCA, embora me pareçam de certo modo ironizadas com a questão que coloca no fim.

Tiago Lopes

Anónimo disse...

Caro amigo Tiago Lopes,

Vou talvez começar pelo fim , dizendo, que não estou a ironizar nada, questionei apenas o porquê dum 2º sorteio, visto que me parece básico fazê-lo bem á primeira.
Ou as pessoas que o fizeram não têm muita experiência nestas andanças, o que me parece já grave.
ou então se for por imcompetência, não tenho adjectivos para o qualificar.

O que pus foi uma questão, mas já que me parece que quer falar mais do que isso, lhe digo que me parece um pouco ingenuidade sua, desculpe a minha franqueza, vc não saber que existem jogadas de bastidores em todo o lado....não´só no judo....em todo lado...ou tem dúvidas? repare que não me estou a referir a que seja este o caso, pois pela sua resposta elucidativa é "normal" haver repetições de sorteios.
Para mim , e vindo dum atleta como o Tiago,só tenho de acreditar, estando entendida para mim essa questão.

Despeço-me mais uma vez com votos de sucessos ao club, e aos atletas em particular pois são eles, e não outros, que deverão ser os principais protagonistas deste belo desporto que é o Judo.

Anónimo disse...

a questão não se trata de ingenuidade, mas de maldade. e isso, parece-me mais adequado ao que se está a passar. Se eu fosse treinador, e não percebesse a razão pela qual o sorteio foi novamente realizado, estaria presente na sua realização e perguntaria o porquÊ!Se não fosse treinador, e se estivesse como atleta, pediria ao meu treinador justificações. Se fosse pai de um atleta, mais uma vez digo, pediria satisfações ao treinador que deve ser o elo de ligação da informação.E não viria para um blog, fazer este tipo de comentários desnecessários!Portanto, mesmo sem qualquer curiosidade, perguntei a razão pela qual foi feito um novo sorteio, à federação - a RESPONSÁVEL pela sua realização.
Portanto, caro amigo ANÓNIMO, a razão pela qual foi realizado foi a seguinte: durante a inserção dos nomes nas categorias de peso houve um engano! Um atleta foi inserido incorrectamente na categoria -55 quando pertencia a -60. o Treinador desse atleta dirigiu-se à organização e disse que era impossível esse atleta estar em -55. Voltou a ser pesado e foi colocado na sua categoria (-60Kg). Realmente, existem enganos e incompetência.
mas de certeza que quer falar de competências?
E mais uma vez, os sorteios, por vezes são repetidos. Em Campeonatos Nacionais, já me aconteceu 2 vezes!esses são os que posso falar, porque correspondem à minha categoria de peso.não gosto de falar do que não sei, do que NÃO TENHO CERTEZAS!
Espero tê-lo esclarecido sobre o sucedido, embora seja da opinião que não era minha função esclarecê-lo sobre a situação, e da opinião que não é num blog que se colocam essas questões!

cumprimentos

cumprimentos