sábado, 5 de dezembro de 2009

Ana Cachola conquista o seu 6º título Nacional Senior!

No passado fim-de-semana realizou-se, no pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa, o Campeonato Nacional de Seniores.
Nesta prova, considerada como a mais importante do calendário nacional, estiveram como representantes do Judo Clube do Algarve Ana Cachola (-63Kg), Rita Maurício (-63Kg), Tiago Lopes (-66Kg) e Vincent Santos (-100Kg).
O clube algarvio apresentava-se com alguma esperança na conquista de bons resultados, uma vez que Ana Cachola e Tiago Lopes defendiam o título do ano anterior, para além dos seus companheiros que também conquistaram um lugar no pódium nas suas categorias de peso.

Vincent Santos (-100Kg) foi o primeiro a entrar no tatami, e conseguiu arrecadar a primeira medalha de Bronze para Clube Farense. Vincent venceu o seu primeiro combate frente a João Nunes (AJCB) mas não conseguiu ultrapassar Christophe Lopes, na meia-final. Sendo assim, no combate para atribuição de 3ºlugar venceu o atleta Nuno Figueiredo (SAD).

Rita Maurício (-63Kg) apresentava-se numa poule bastante disputada, na qual não conseguiu vencer as suas adversárias e dessa forma conquistar um dos lugares do pódium.

Tiago Lopes (-66kg) e Ana Cachola (-63Kg) apresentaram-se com responsabilidade acrescida neste campeonato, uma vez que ambos eram os Campeões Nacionais na edição transacta.
Estes atletas mudaram recentemente a sua residência para Valência - Espanha, onde se encontram a treinar no Valencia Terra i mar. O Judo Clube do Algarve mantém, deste modo, um protocolo com este clube, que se dispõe a auxiliar na preparação dos atletas algarvios para as próximas épocas desportivas. Desta forma, os atletas do Judo Clube do Algarve mantém o vínculo ao Clube, como anteriormente, mas em vez de residirem em Lisboa, vivem na cidade espanhola, com o objectivo de maximizarem as suas capacidades desportivas com vista ao próximo ciclo olímpico que se iniciará em Maio de 2010.

Tiago Lopes (-66Kg) apresentou-se num bom estado de forma. Após uma preparação recheada de precalços, com uma lesão no joelho direito, antes de embarcar para Valência que o obrigou a estar parado durante 4 semanas, e uma fractura na base do dedo do pé que o levou a modificar grande parte do seu treino já no seu novo local de treino, o atleta tentou superar-se de forma a estar presente e conseguir obter a melhor performance possível na competição rainha Nacional. Venceu o primeiro combate, frente a Carlos Pereira (CNF) mas não ultrapassou um dos seus principais adversários do dia, Diogo César (JCLx). Nas repescagens viria a vencer todos os seus combates, frente a João Rodrigues (SAD), Rui Pinto (JCC) e Rui Coelho (SAD), conquistando a Medalha de Bronze.

Ana Cachola (-63Kg) defendia o seu 5º Título Nacional de Seniores, e não o podia ter feito da melhor forma, vencendo todos os seus combates por Ippon!
Esta atleta de Faro, após uma época de bons resultados, onde se destacaram as Medalhas de Bronze na Taça do Mundo de Madrid e nas Universíadas e o brilhante 7ºLugar no Campeonato do Mundo, que lhe valeu a entrada para o projecto Olímpico Londres 2012, fechou da melhor forma a sua época desportiva, demonstrando porque é já uma das melhores atletas de sempre do "Judo Português Feminino".
Ana Cachola venceu sucessivamente as atletas Maria Freitas (CJP), Inês Levezinho (JCLx), Filipa Almeida (JCS), Ana Monteiro (JCLX) e, novamente mas na Final, Filipa Almeida (JCS).
Desta forma, arrecadou o 6º Título Nacional de Seniores e subiu pela 16ª vez ao lugar mais alto de um pódium de um Campeonato Nacional (Juvenil, Esperança, Junior, Sub23, Senior e Universitário).

Muitos Parabéns!!!

Sem comentários: