terça-feira, 3 de março de 2009

Excelente Nacional de Juniores

Os atletas do Judo Clube do Algarve conquistaram 6 Medalhas!!!


A comitiva Algarvia para este Campeonato Nacional de Juniores era constituída por atletas muito jovens, mas as perspectivas eram muito boas! E foi no Domingo, dia 1 de Março, que os "miúdos" entraram em acção.





Na primeira parte da competição, entraram em acção, os ainda Esperanças, Gonçalo Mansinho e João Cassiano (-55Kg), João Fidalgo (-73Kg), e as cotadas e multimedalhadas Nacionais, Ana Abreu e Rita Maurício (-63Kg).

Gonçalo Mansinho (-55Kg), ainda com menos de 50 Kg, realizou uma prova de excelância ao conquistar a Medalha de Prata. Começou por derrotar Daniel Serrasqueiro (CDA) e João Veloso (CBS) para chegar à meia-final onde encontrou Mamadu Baldé (SCP) que se tinha vindo a destacar ao longo do torneio. Mas, o Algarvio conseguiu impor-se e alcançou a Grande final conquistando a sua segunda medalha Nacional deste ano (Esperanças e Juniores).

João Cassiano (-55Kg), que à partida não estava entre a Lista dos principais favoritos apresentava-se como o defensor do Título Nacional desta categoria de peso do escalão abaixo (Esperanças). Combate a combate foi ultrapassando todos os seus adversários chegando à meia-final, onde encontrou o forte Manuel Sousa do SCP, e que derrotou para disputar a final. Sendo assim, conquistou a Medalha de Ouro e fez o inédito feito de conquistar o Titulo de Esperanças e Juniores, no mesmo ano!

João Fidalgo (-73Kg), que havia conseguido o apuramento no Campeonato Zonal de Juniores apresentou-se em grande nível ao conquistar a 9ª posição. Numa das mais competitivas categorias do escalão, onde normalmente é muito difícil um Esperança fazer frente aos mais experientes Juniores, João Fidalgo mostrou a sua garra ao vencer 2 dos combates disputados por ippon!!!

Ana Abreu (-63Kg) apresentava-se como uma das favoritas ao lugar mais alto do pódium e foi com esse espírito que entrou em acção. Muito competitiva, venceu todos os combates até à final onde encontrou a Maria Roquete do JCLx, que surpreendeu a atleta Algarvia. Desta feita, conquistou a Medalha de Prata, e revelou porque continua a ser uma das melhores atletas do país nesta categoria de peso!!!


Rita Maurício (-63 Kg), tal como Ana Abreu, era considerada uma das favoritas para a conquista do título nacional. Venceu todos os combates até à meia-final, onde cedeu apenas para a Campeã Nacional, num combate muito disputado tacticamente. Sendo assim, foi "atirada" para as repescagens onde já não deixou escapar a Medalha de bronze.

Se a manhã de Domingo havia sido emocionante, a tarde reservava-se ainda melhor, com a Campeã em título dos -57 Kg Marta Cachola e com a Campeã de Esperanças dos -52Kg Mariana Casimiro!

Marta Cachola (-57Kg) entrou em competição para ganhar! A Campeã Nacional de 2008, que desde Setembro se encontra em Lisboa, uma vez que já entrou na Faculdade, tem estado em adaptação ao seu novo estilo de vida na capital, tendo tido algumas dificuldades que tem conseguido superar. Mas isso não a tem impedido de continuar a treinar para alcançar os seus objectivos competitivos! Começou por ganhar a Carolina Gonçalves (AJCUA), seguindo-se Ana Andrade (CJP) para na final encontrar Ana Jorge (SAD) num combate super disputado, só decidido no ponto de Ouro após uma impressionante saída de imobilização de Ana Jorge completamente controlada pela Algarvia. Num combate imprório para cardíacos, a Atleta Algarvia viria a vencer meritoriamente a sua segunda Medalha de Ouro!

Mariana Casimiro (-52Kg) foi a segunda grande Surpresa Algarvia e a 3ª Medalha de Ouro conquistada pelo JCAlgarve!
Mariana vinha para este campeonato com o descontraído objectivo de começar a experimentar o escalão. E não podia ter sido melhor. Passo a passo foi eliminando todas as adversárias que lhe passaram à frente com muita determinação. Na final, encontrou a cotada Marta Santos do JCLx, que era nada mais nada menos que a Campeã Nacional em título! Mesmo assim, Mariana mostrou o porquê dos resultados que têm vindo a conquistar durante esta época, fruto do árduo esforço que tem vindo a desenvolver e juntou ao título de Esperanças, também o título Nacional de Juniores!

Muito Parabéns a todos os atletas, por representarem com tanta dignidade o Judo Clube do Algarve, e a todos os que têm trabalhado com eles diariamente!



Veja o Quadro de Medalhas na página do JCAlgarve

Sem comentários: