sábado, 30 de janeiro de 2010

Ana Cachola, Filipa Almeida e Tiago Lopes competiram no Campeonato Nacional de Espanha!

No passado dia 23 de Janeiro, realizou-se no Pavilhão de Leganés, em Madrid, o Campeonato Nacional de Espanha, que este ano se organizou em novos moldes. A Federação Espanhola de Judo abriu a participação do seu Campeonato Nacional a atletas estrangeiros, que estejam a treinar em Espanha, desde que cumpram com determinados regulamentos, entre eles, disputar o apuramento tal como outro atleta espanhol.

Nestas circunstâncias, o Judo Clube do Algarve apresentava 3 atletas: Ana Cachola (-63Kg) e Tiago Lopes (-66Kg) que estão a treinar em Valencia; e Filipa Almeida (-63gr) que está a treinar em Granada, e que se juntou nesta época de 2010 ao projecto algarvio.

Estes 3 atletas apresentavam-se como potenciais favoritos, uma vez que vinham como vencedores das suas fases "Sector", ou seja, Fases de Apuramento. Ana e Tiago haviam vencido o Sector da zona Este de Espanha, enquanto Filipa havia vencido o Sector da zona Sul.

A competição teve início pelas 9 horas. Familiares, atletas e admiradores da modalidade encheram o Pavilhão para ver a competição "rainha" do Judo Espanhol e fazer desta um grande espectáculo!

Ana Cachola (-63kg) ganhou o seu primeiro combate por Ippon mas não conseguiu ultrapassar as adversárias que se seguiram, em combates em que decisões duvidosas de arbitragem estiveram muito presentes.

Filipa Almeida (-63kg) esteve em grande plano, chegando ao bloco final de combates de atribuição de medalhas. Os seus dois primeiros combates venceu por Ippon, cedendo apenas na Meia-final. Já no combate de atribuição de Medalha foi imobilizada, no início do combate e não conseguiu chegar à tão desejada medalha, obtendo o 5ªLugar.

Tiago Lopes (-66kg) realizou também uma prova de bom nível. Começou por vencer o seu primeiro combate por Ippon, e encontrou no segundo embate o conhecido Javier Delgado, que se sagraria Bi-Campeão Nacional. Após um combate muito disputado, o Algarvio foi atirado para o quadro de repescagens. Aí voltou a vencer todos os seus combates e arrecadou a Medalha de Bronze!

De destacar o facto de terem sido implementadas as novas regras da FIJ, que causaram algumas situações duvidosas e de 80% das vitórias conseguidas neste campeonato terem sido conseguidas através da vantagem máxima, IPPON.

Muitos PARABÉNS!!!

Sem comentários: