segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

7 Medalhas Nacionais....Fantástico!

O Judo Clube do Algarve continua a somar bons resultados...

Este fim de semana realizaram-se 2 actividades, que movimentaram as equipas de competição do clube Farense.

Sábado, dia 29 de Novembro, decorreu no Pavilhão de Almada o Open de Almada onde participaram os atletas: Gonçalo Mansinho (-50kg), Tiago Guerreiro (-55kg), João Cassiano (-60 kg), Diogo Santos (-66kg) e João Fidalgo (-73kg). Esta jovem equipa tem vindo a trabalhar num caminho de progressão bastante positivo, tendo em vista o Campeonato Nacional de Esperanças que se realizará em Fevereiro do próximo ano. Sendo assim, Gonçalo Mansinho conquistou a Medalha de OURO e Tiago Guerreiro a Medalha de BRONZE. Diogo Santos ficou pela 5ª Posição e João Fidalgo na 7ªPosição!!!



Por sua vez, a Prova Rainha do Calendário Nacional: Campeonato Nacional de Seniores, desenrolou-se ontem, dia 30 de Novembro no Pavilhão nº3 do Estádio Universitário de Lisboa. Foi uma longa jornada com conquistas únicas na História do Judo Clube do Algarve. No total, foram conquistadas 7 medalhas, três das quais de Ouro!

Na parte da manhã combateram os atletas: Leandra Freitas (-48Kg), Marta Cachola, Sara Santos (-57Kg), Vladimir Oleinic (-73kg) e Vincent Santos (-100Kg).
Leandra Freitas, após ter conquistado a Medalha de prata do Europeu de Sub23, realizou um Campeonato muito concentrada. Num primeiro combate, frente à ex-Campeã Nacional de Seniores Catarina Correia, geriu muito bem as pontuações conseguidas ao longo dos 5 minutos de combate e manteve a sua estratégia sem cometer erros. No seu último combate, venceu facilmente por ippon a Açoreana Carolina Teves, e desta forma, sagrou-se primeira vez Campeã Nacional de Seniores !!!

Sara Santos (-57kg) teve que combater numa categoria acima da sua, e isso fez-se notar no desenrolar dos seus combates, pelo que não conseguiu alcançar as posições cimeiras.

Por outro lado, a Júnior Marta Cachola (-57kg) esteve em bom plano conquistando a Medalha de Bronze. No seu primeiro encontro defrontou a Campeã Nacional Joana Ramos, perdendo através de uma técnica de estrangulamento, mas depois, na repescagem venceu todos os seus combates mostrando que afinal já é uma das melhores Judocas Nacionais da sua categoria de peso, mesmo sendo tão jovem.

Vladimir Oleinic (-73kg) voltou a estar em bom plano ao conseguir mais uma Medalha de Bronze Nacional. Um combate disputado com o atleta do Sport Algés e Dafundo, Ricardo Ferreira, atirou-o para as repescagens onde venceu todos os seus combates e no combate de atribuição da Medalha de Bronze venceu o atleta da Lusófona, Augusto Silva.

Vincent Santos (-100kg), atleta mais pesado, passou o seu grupo em 2º lugar perdendo apenas com o Campeão Nacional António Silva, uma vez que a sua competição se realizou pelo modelo de Poule. Na meia final voltou a ceder e arrecadou a Medalha de Bronze!

Da parte da tarde, o Judo Clube do Algarve fez-se representar por mais 4 atletas, nos quais se tinham criado algumas expectativas devido ao momento de forma em que esses se apresentavam.

Uma das atletas foi Ana Cachola que recentemente se classificou na 3ª posição do Campeonato da Europa de Sub23. Contudo, Ana já vinha a ressentir-se de uma dor num dedo na sua mão esquerda, mesmo antes do Campeonato da Europa. Mas, nem isso impediu esta fantástica atleta de chegar ao lugar mais alto do pódium! Após derrotar por ippon a sua primeira adversária, encontrou-se com a cotada Andreia Cavalleri que venceu por yuko num combate bastante disputado. Já na final, acabou por vencer Sandra Borges num combate em que a táctica e experiência da atleta algarvia se sobressaíram. Desta forma, conquistou a sua 13ª Medalha de Ouro em Campeonatos Nacionais.

Em -63kg estiveram ainda presentes Rita Maurício e Ana Abreu.

Rita Maurício teve um sorteio bastante complicado. No entanto, realizou uma prova de grande qualidade. No primeiro combate, a sorte reservou-lhe a atleta que Ana Cachola derrotaria na final, Sandra Borges. Foi um combate muito disputado, em que a atleta algarvia conseguiu organizar a sua táctica de forma persistente para tentar levar a melhor. No entanto, viria a ceder já no ponto de Ouro. Nas repescagens venceu todos os seus combates, encontrando-se com Andreia Cavalleri na disputa pela Medalha de bronze com quem viria a perder por imobilização ficando-se com um promissor 5ºLugar.

Ana Abreu também teve um primeiro combate muito difícil com Andreia Cavalleri. Mas uma vez que Andreia conseguiu alcançar as meias-finais, Ana Abreu foi repescada e não perdeu a sua oportunidade para alcançar a sua primeira medalha em Campeonatos Nacionais de Seniores. Sendo assim, venceu todos os seus combates e arrecadou a Medalha de Bronze.

Tiago Lopes (-66kg) foi o único atleta masculino a entrar em competição na parte da tarde. Com um sorteio bastante complicado, foi resolvendo combate a combate os desafios que os seus adversários lhe foram criando, mostrando que estava naquele Campeonato para recuperar o título conquistado em 2005. Desta forma, já na final venceu o atleta Rui Coelho por 2 wazari e arrecadou a 3ª Medalha de Ouro para o Judo Clube do Algarve, nestes Campeonatos Nacionais de Seniores!

Após esta longa jornada, os treinadores Algarvios Júlio Marcelino, Renato Santos e Filipa Cavalleri Serpa mostraram-se muito satisfeitos uma vez que os objectivos foram cumpridos! Por outro lado, também o Presidente da Associação de Judo do Algarve Júlio Cachola não conseguiu disfarçar a alegria pelos resultados que os atletas algarvios conseguiram conquistar neste brilhante fim-de-semana.

O Judo Clube do Algarve vem por este meio Felicitar todos os atletas, treinadores, dirigentes e colaboradores pelos excelentes resultados obtidos e também agradecer a todos os patrocinadores e em especial à Câmara Municipal de Faro que têm prestado tanto apoio ao Clube Algarvio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como não poderia deixar de ser PARABÉNS a todos os atletas do JC do Algarve e um abraço expecial para aqueles dois do costume!

Nuno Samouco

Anónimo disse...

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=3416