segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Campeonato Nacional de Juniores em Grande para o Judo Clube do Algarve!

No passado Domingo, dia 23 de Fevereiro, realizou-se no Estádio Universitário de Lisboa, o Campeonato Nacional de Juniores.

O Judo Clube do Algarve esteve representado por 5 atletas:
- Anais Bracaval (-52Kg)
- Marta Cachola (-57Kg)
- Gonçalo Mansinho (-55Kg)
- Tiago Guerreiro (-55Kg)
- João Cassiano (-60Kg)

Anais Bracaval (-52Kg) classificou-se na 3ª posição, arrecadando a Medalha de Bronze!!!
Anais começou por vencer os seus dois primeiros combates pela vantagem máxima (Ippon), às atletas Flávia Jorge (ABP) e Ana Oliveira (LGC), alcançando as meias-finais. Aqui encontrou a atleta que se viria a sagrar Campeã Nacional Marta Santos (JCLx). Foi um combate bastante disputado onde a atleta de origem francesa, que representa o Clube algarvio, viria a ceder no último minuto de combate. Seguia-se o combate de atribuição da medalha de bronze, com Mariana Gomes (CAR) onde Anais voltou a vencer por Ippon.


Marta Cachola (-57Kg) sagrou-se Tri-Campeã Nacional Junior!!!
Depois de recomeçar a treinar à cerca de um mês, devido a paragem por ter sido submetida a uma intervenção cirúrgica, Marta Cachola pôde voltar a competir, e não podia ser de melhor forma, uma vez que conquistou o seu 3º título Nacional consecutivo na categoria.
As sua primeiras adversárias foram Inês Cunha (JCG) e Eunice Santos (ACM-TN). Com alguma ansiosidade e nervosismo, devido à falta de rodagem competitiva, Marta foi resolvendo as dificuldades e marcou presença na Grande final, onde encontrou Doina Babcenco (SCP).
Embora se apresentasse como o combate mais difícil, acabou por ser o combate em que Marta lutou melhor. Com uma atitude bem mais incisiva e combativa que nos combates anteriores, acabou por vencer de forma meritória!!!


Na Categoria de peso -55Kg, o Judo Clube do Algarve fez-se representar por 2 atletas, Gonçalo Mansinho (Vice-Campeão Nacional 2009) e Tiago Guerreiro (Vice-Campeão Nacional de Esperanças 2010).
Gonçalo Mansinho viria a renovar o título conquistado o ano passado de Vice-Campeão Nacional, vencendo todos os combates excepto o combate de disputa da Medalha de Ouro (Final) onde se encontrava a ganhar até 30 segundos do fim do combate, frente ao atleta Duarte Branco (JCLx). Todos os outros combates venceu de forma categórica pela vantagem máxima (Ippon), a adversários de bom nível competitivo.

Por outro lado, Tiago Guerreiro, que recentemente arrecadou a medalha de prata na categoria de sub17, viria a ter um lugar no pódium conquistando a Medalha de Bronze! Tiago chegou à meia-final, também com Duarte Branco, após vencer Filipe Lopes (ACM-TN) e José Martins (CJAH), de onde saiu derrotado e foi atirado para a disputa das medalhas de bronze. No derradeiro confronto venceu o atleta João Veloso (CBS) com mais uma magnifica projecção validada por Ippon.


Na categoria de peso -60Kg esteve ainda presente o atleta João Cassiano (Campeão Nacional -55Kg 2009), mas não conseguiu alcançar a classificação desejada. Saindo derrotado do seu primeiro combate, teve ainda a oportunidade de ser repescado mas não conseguiu ultrapassar os seus adversários. Lembramos que esse atleta está ainda numa fase de adaptação à sua nova categoria de peso e é o seu primeiro ano, num escalão etário que se prolonga dos 17 aos 19 anos de idade.

Para além disso, também Ana Cachola (-63Kg) esteve em representação da Selecção Nacional no Grand Prix da Alemanha, onde não conseguiu vencer a sua primeira adversária. Embora esteja convocada para a próxima Taça do Mundo, a realizar em Varsóvia, a sua ida mantém-se condicionada a decisão médica uma vez que, no torneio alemão, voltou a contrair lesão no ombro, que a tem atormentado nos últimos tempos.

O Judo Clube do Algarve vem deste modo felicitar todos os atletas, familiares, apoiantes, patrocinadores e pessoas envolvidas nos sucessos desportivos que têm vindo a ser alcançados!!!

Muitos Parabéns!!!



Sem comentários: